top of page

MANDÍBULA DESLOCADA: O QUE EU DEVO FAZER?

Um dia você se pegou bocejando e sentiu uma dor na mandíbula. No momento de fechar a boca também apresentou uma grande dificuldade. Mas o que aconteceu? Uma das explicações mais comuns para esses casos é que houve um deslocamento na mandíbula. Isso pode acontecer nas situações mais corriqueiras do seu dia e provocar muitos incômodos na região. Para fugir do desconforto e de outras complicações, veja o que você pode fazer nestes casos.

Fonte imagem: Google

QUAL É A PRIMEIRA ATITUDE A SER TOMADA?

Quando ocorre o deslocamento da articulação temporomandibular (ATM), o osso chamado côndilo fica fora de sua posição normal. Isso significa que a mandíbula sai do lugar, deixando a boca do paciente aberta. Este travamento é mantido pelo espasmo dos músculos da mastigação, tornando a luxação ou o deslocamento inevitável.

Apesar do cenário parecer bem desconfortável, é importante não ficar nervoso com a situação. O paciente deve se manter calmo e tentar fazer com que a mandíbula volte ao lugar sozinha após o relaxamento da musculatura. Se isso não acontecer, procure um dentista o quanto antes para pôr o osso no lugar. Um especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular ou um cirurgião bucomaxilofacial são profissionais mais indicados para resolver o problema.

PODE ACONTECER NOS MOMENTOS MAIS COMUNS

A luxação pode acontecer com um bocejo, pela manipulação da mandíbula durante algum tratamento dentário ou até mesmo com uma boa gargalhada. Quando o deslocamento ocorre, o paciente fica impossibilitado de fechar a boca e isso pode refletir em algumas complicações. Dentre elas estão a deformidade facial, dificuldade de engolir, problemas na fonação e do próprio ato de abrir e fechar a boca. Sem citar as dores na articulação.

O DESLOCAMENTO PODE SIGNIFICAR ALGUM PROBLEMA NA ATM?

Se os deslocamentos se tornarem recorrentes, podem significar uma disfunção temporomandibular (DTM). Essa frequência ainda acaba causando grande limitação funcional da área. O paciente pode ter salivação excessiva, além de não conseguir mastigar, deglutir e falar. Também pode ficar com mordida aberta anterior e maloclusão dentária. Todos estes fatores acabam dificultando a higienização e levando a quadros de gengivite e cáries.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRATAMENTO?

O primeiro passo para tratar de uma mandíbula deslocada é através das terapias conservadoras. Dentre elas estão os exercícios musculares, injeções esclerosantes na articulação e o bloqueio maxilo-mandibular. Se nenhum método resolver e o deslocamento continuar, o paciente terá que passar por um processo cirúrgico. Para não chegar a este ponto e ter a chance de um tratamento mais simples, é importante procurar um dentista o quanto antes. Não deixe as dores prolongarem por muito tempo.

_______________________________ Fonte: Sorrisologia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page