DOR DE CABEÇA PODE SER CAUSADA POR PROBLEMAS NOS DENTES?
Você acabou de acordar e lá está ela novamente: aquela dor de cabeça insuportável. Muitos falam de enxaqueca e até mesmo febre. Mas uma coisa é certa, ela não passa de jeito nenhum, nem com os remédios mais fortes. Já parou para pensar que a dor de cabeça pode ser o resultado de algum problema dentário que você nunca percebeu que existia? Sim, a saúde bucal pode afetar a saúde geral de muitas maneiras! Veja!
Foto: Google Imagens
COMO A DOR DE CABEÇA ESTÁ RELACIONADA COM PROBLEMAS DENTÁRIOS?
Os dentes estão diretamente ligados ao sistema estomatognático, que agrupa as estruturas da boca e se liga também aos sistemas nervoso, circulatório e endócrino. Muitas pessoas acreditam que os problemas bucais são independentes, mas é exatamente por essa ligação que isso não acontece. A dor de cabeça, em específico, pode ser um sintoma de algum problema bucal. Um dos maiores causadores de dores de cabeça é o bruxismo/apertamento, através de inflamação crônica e liberação de neurotransmissores de dor.
O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes. Isso acontece quando a arcada dentária de cima se encosta na debaixo e impõe uma forte pressão. É um problema bucal causado geralmente pelo estresse ou pela obstrução total ou parcial da passagem de ar.
QUE OUTROS SINTOMAS DA SAÚDE GERAL PODEM ESTAR RELACIONADOS À SAÚDE BUCAL?
Além da dor de cabeça, pacientes que estão passando por outras dores também pode estar, na verdade, com problemas bucais. Trismos, miosites, capsulites, perdas dentárias e até dores nas costas, dores na nuca e alterações de postura são outros sintomas que estão relacionados com a saúde bucal. Trismos são fortes dores na musculatura da mandíbula; miosite é uma inflamação nos músculos ou em alguns órgãos e a capsulite é caracterizada como uma forte dor na articulação do ombro. Então, fique em alerta para todos esses sintomas e procure ajuda profissional quando necessário.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS INDICADOS?
Os tratamentos indicados envolvem placa de mordida, laserterapia, acupuntura, agulhamento seco e toxina botulínica. Mas todos os tratamentos só podem ser indicados devidamente com a opinião de um profissional, seja dentista ou não. Primeiro é importante ir ao neurologista para afastar alguma comorbidade como aneurismas, AVC, tumores. Após diagnóstico do médico, o paciente já pode procurar o dentista. Por isso é importante verificar e ter as mais diferentes opiniões para ter certeza de que sua saúde geral está alinhada com a saúde bucal!
________________________________ Fonte: Sorrisologia